Em nossa escola, o jogo
de amarelinha tem lugar nas aulas de Educação Física das séries iniciais com a
professora Ana Gabriela de Vasconcelos, tendo o objetivo de proporcionar às
crianças uma grande variedade de movimentos, melhora na coordenação espacial,
na melhora na atenção, no equilíbrio, nas noções de lateralidade, além de
auxiliar na aprendizagem dos números.
Um
pouco de História!
A amarelinha foi
trazida ao Brasil pelos portugueses e rapidamente se tornou popular pelo fato
de poder ser jogada em praticamente qualquer lugar com um pouco de espaço
livre. As linhas podem ser desenhadas com giz ou mesmo usando um graveto na
terra. Depois, basta numerar os quadrados de 1 a 9 e nomear o último espaço
como “Céu”. A brincadeira consiste em jogar uma pedrinha ou outro objeto em uma
das casas numeradas e, a seguir, percorrer, pulando com uma perna só, todo o
caminho traçado sem pisar na casa marcada, e recolher a pedrinha na volta. Não
se pode pisar nas linhas ou se esquecer de retirar sua pedrinha do lugar.
A amarelinha teve
origem na França. O nome da brincadeira na verdade não tem nada a ver com a
cor. A palavra veio do francês, marelle,
que aos ouvidos portugueses soava como diminutivo de amarelo, amarelinha. A
palavra original se referia a um pedaço de madeira, ficha de jogo ou pedrinha.
Esses objetos eram usados no jogo para marcar o progresso do jogador.
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